torre_01 - Copia

1890: A torre do lado de lá

Após o sucesso da Exposição Universal de 1889, com a inauguração da Torre Eiffel, os ingleses decidiram ter sua própria torre. Em 1890, um concurso foi organizado para escolher os melhores projetos para essa empreitada. Por trás da iniciativa, encontravam-se representantes da burguesia inglesa associados na The Tower Company Limited.

Argumentava-se que os benefícios militares, científicos, para a saúde e entretenimento da população, bem como a rentabilidade do empreendimento, demonstrados pelo projeto da Torre Eiffel, logo levariam todas as grandes cidades do mundo a terem sua própria grande torre.

O concurso resultou no envio de 68 projetos dos mais diversos países, entre eles dos EUA, Alemanha, Suécia, Itália e Turquia. Devido ao grande interesse popular, esses projetos foram reunidos em um livro lançado no mesmo ano e, atualmente, disponível para consulta gratuita aqui.

Selecionamos alguns dos mais interessantes e peculiares projetos, sendo a primeira e segunda imagens correspondentes ao projeto vencedor e ao segundo lugar no concurso.

torre_14

torre_01

torre_02

torre_03

torre_04

torre_05

torre_06

torre_07

torre_08

torre_09

torre_10

torre_11

torre_12

torre_13

Rafael Barizan

Rafael Barizan

Graduando em direito, leitor voraz e rabugento e um existencialista em construção de alma barroca.

Você também pode gostar de...