IMG_20141222_150051

8 aplicativos úteis para viajantes

Cada vez mais temos acesso a informações que facilitam nossas ações do dia a dia. E os aplicativos estão aí pra isso: ajudar no controle de gastos, indicar o caminho mais fácil até tal lugar, conectar-nos com pessoas de outras cidades ou até mesmo outros países em poucos segundos, dentre outros infinitos. Para viajar não seria diferente. Se há alguns anos era comum a cena de viajantes com um mapa gigante aberto sobre a mochila ou o capô do carro, hoje a nova moda é não desgrudar do celular e de seus aplicativos quase que milagrosos. De fato, eles ajudam. Só quem viaja muito sabe o quanto ajuda ter um tradutor rápido ou um mapa off-line no celular. Pensando nisso, separamos alguns aplicativos que podem te ajudar antes, durante ou depois de uma viagem, com os preparativos, o andamento e o balanço de gastos e atividades realizadas.

1. Entrain

Ajuda quem está com dificuldades de se adaptar a diferentes fusos horários após longas viagens – o chamado efeito jet lag. Auxilia no reajuste do sono para adaptar o corpo rapidamente ao novo horário. Dica: ler bem as instruções porque o app não é tao fácil de entender. Disponível em inglês para Android e IOS.

2. Word Lens

Usa a câmera fotográfica para traduzir palavras de outros idiomas. Disponível em português para Android e IOS.

3. MapsWithMe

Guia eletrônico de mapas que pode ser acessado off-line. O aplicativo usa o GPS para localizar a posição do usuário e os mapas são sempre atualizados. Disponível em português para Android e IOS.

4. Trip splitter

Oferece múltiplas funções, desde dividir gastos de acordo com o número de pessoas do grupo, localizar onde se produziram os gastos, transformar o valor de acordo a moeda e armazenar fotos de comprovantes a fim de controlar melhor os gastos. Disponível em inglês para Android e IOS.

5. Around me

Localiza onde você está e oferece informações práticas, como farmácias próximas, caixas automáticos, restaurantes, etc. O usuário pode escolher uma dessas categorias e o aplicativo mostra as opções de lugares por ordem de distância. Disponível em inglês para Android e IOS.

6. Epiclist

epi

Compartilha experiências de viagens. O usuário pode criar uma página com a viagem que está fazendo. Cada atividade vai com uma foto, um texto e um mapa do lugar visitado. Os usuários também podem ‘curtir’ os lugares e comentar as experiências. Disponível para Mac e PC. Download aqui.

7. Field trip

Sugere lugares alternativos, diferentes dos que oferecem os guias turísticos tradicionais. Basta escolher um assunto como “comida” ou “locais históricos” e o aplicativo apresenta uma lista de opções. Disponível em português para Android e IOS.

8. Bluesmart

Bluesmart

Bluesmart é uma mala inteligente com sensores controlada a partir de um smartphone. Além disso, ela é também uma bateria portátil que fornece energia a dispositivos com conexão USB – como celular ou computador. O aplicativo pode rastrear a mala caso ela seja extraviada, informar qual seu peso, dentre outros.  A mala custa cerca de US$ 235 e o aplicativo está disponível para Android e IOS. Compra e download aqui.

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Jornalista em (trans)formação, apaixonada por escrever, fotografar e curtir um som. Acredita que a beleza está nos detalhes e que a vida faz mais sentido durante uma boa viagem.

Você também pode gostar de...