_73715758_6dd65d5c-7ddb-465b-8e00-329330ffdc71

8 motivos para admirar José Pepe Mujica, o presidente mais “rico” do mundo

Independente de posicionamento político, de partidarismo, de gosto ou desgosto, o atual (quase ex) presidente do Uruguai se tornou um exemplo de dedicação, integridade e eficiência. Mujica, com seus 79 anos e uma lucidez impressionante, fez o que podia para melhorar seu país e está saindo do governo com quase 80% de aprovação popular. Amanhã, o Uruguai passa a ser governado por Tabaré Vázquez, também da Frente Ampla (FA).

> Veja mais: Um balanço do governo Mujica e os desafios do futuro do Uruguai

Para sua despedida, separamos, então, alguns motivos pelos quais você deve admirar José Pepe Mujica:

  1. Ele dirige um fusca 1978 e mora em uma fazenda: bem mais do que aparências, Mujica realmente é, em sua essência, uma pessoa simples. Ele se recusou a viver no Planalto Presidencial e dispensou os luxos de carros presidenciais, motoristas, etc.
  1. Ele doa 90% do que recebe: seu salário é de cerca de 12 mil dólares e a grande parte disso vai direto pra conta bancária de diversos programas sociais. O que sobra corresponde ao valor ganho por um cidadão comum do Uruguai. Afinal, ele mesmo afirma: “nós políticos temos que viver como vive a maioria e não como vive a minoria”.
  1. Ele reduziu o número de abortos no país: Mujica descriminalizou o aborto e ofereceu suporte real do Estado às mulheres, através de acompanhamento psicológico e financeiro às grávidas. Com isso, zerou o número de mortes de mulheres por aborto.
  1. Ele está lutando contra o narcotráfico do país e a legalização da maconha foi um grande passo: a maconha comercializada pelo Estado é uma maneira de controlar o consumo no país e de o governo se manter próximo da população usuária.
  1. Ele também se preocupa com o consumo de outras drogas: não parece, mas álcool, cigarro e sal são sim drogas, as quais consumimos no nosso dia a dia. Mujica controla a venda e o consumo delas.
  1. Ele legalizou o casamento gay: em 2013 foi assinada a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o Uruguai se tornou o segundo país da América Latina a legalizá-lo.
  1. Ele faz do Uruguai um Estado laico: não são permitidos símbolos cristãos nem crucifixos no Palácio do Governo ou em escolas e hospitais públicos. Um exemplo disso é quando Mujica se negou a participar da missa de inauguração do pontificado de Francisco, ao afirmar que não é católico e que o Estado é laico.
  1. Ele se tornou o presidente mais “rico” do mundo: Mujica recusou o prêmio de presidente mais pobre do mundo (que lhe foi dado devido a sua simplicidade e humildade) e se tornou assim o presidente mais rico de todos. Rico em valores, em caráter, em eficiência, em ações concretas de melhoras em seu país. Ele mesmo já disse: “não sou pobre, sou sóbrio; vivo somente com o justo para que as coisas não me roubem a liberdade”.
Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Jornalista em (trans)formação, apaixonada por escrever, fotografar e curtir um som. Acredita que a beleza está nos detalhes e que a vida faz mais sentido durante uma boa viagem.

Você também pode gostar de...