Alex_Grey_Gaia

Alex Grey, transcendendo a arte

O artista americano Alex Grey é pintor, desenhista, escultor e escritor. Suas obras são sempre carregadas de muita psicodelia e transcendentalismo. Filho de um designer gráfico, sempre foi encorajado a desenhar e frequentou a Escola de Arte e Design de Columbus, mas deixou o curso. Suas obras já foram exibidas em diversos lugares do mundo como Tóquio, Paris, Nova York e aqui no Brasil, em São Paulo, e em uma conferência em Manaus. Além de ter artes usadas em álbuns de bandas famosas, como Nirvana e Beastie Boys, fez capas para as revistas Time e Newsweek.

Temas como parto, amor, vida, morte, nascimento e sexo são representados de forma muito particular por Alex e sempre permeados por muita espiritualidade. Auras e chakras, por exemplo, são elementos encontrados em quase todas as pinturas e desenhos. Muitas cores, detalhes e o uso de perspectiva multidimensional fazem cada obra conter diversas outras dentro de si e é possível se perder por vários minutos em cada uma delas, um efeito quase hipnótico. A existência humana e sua relação com o universo também é explorada pelo artista, extrapolando a observação simples e fazendo o público refletir e sentir.

Além do misticismo, as obras trazem representações da anatomia humana, com proporções muito precisas e grandes doses de racionalidade, em oposição ao subjetivo. Isso é fruto do conhecimento adquirido nos cinco anos em que trabalhou em um departamento de anatomia, preparando cadáveres para dissecação e estudando-os, resultando em trabalhos que trazem um raio X das diversas camadas da realidade, físicas, espirituais e psíquicas.

Mostrando não apenas o que os olhos podem ver, mas o subjetivo, o que está escondido ou mesmo aquilo que está presente ao nosso redor, mas não prestamos atenção, Alex Grey é celebrado como um dos maiores artistas contemporâneos e expoente da arte moderna. (Clique nas imagens para ampliar)

Alex_Grey-Birth

Birth

Alex_Grey-Adam_and_Eve

Adam and Eve

Young-and-Old-Alex-Grey

Young and Old

Alex_Grey-Wonder

Wonder

Alex_Grey_Net-of-Being

Net of Being

Para quem quer saber um pouco mais de Alex, o artista ministrou uma palestra no TEDx Maui com o título de Cosmic Creativity: How Art Evolves Consciousness. O vídeo tem apenas legendas em inglês.

 

Você também pode gostar de...