OITNBS3_30SEPT14_WHILDEN_D0078.NEF

Orange Is The New Black: a representatividade continua

O final da espera tem data: 12 de junho, dia em que o Netflix irá liberar todos os episódios da terceira temporada de Orange Is The New Black. Faltando pouco menos de um mês para a estreia da nova temporada, vale lembrar as razões pelas quais a série ganhou o respeito de fãs e da crítica especializada, além do reconhecimento que lhe rendeu três Emmy.

Criada por Jenji Kohan e baseada no livro de Piper Kerman Orange Is the New Black: My Year in a Women’s Prison, que aborda sua experiência na prisão, a série surpreende pelo mosaico de diversidade que representa. Reúne variedade de identidades raciais, de sexualidade e de gênero. São mulheres reais representando mulheres reais. Diferentes tamanhos, tipos e cores. Conversam sobre assuntos que vão além de homens: a série, inclusive, passa com facilidade no teste de Bechdel.  Tem romances e casos lésbicos não estereotipados ou retratados segundo o fetiche masculino. E uma trans representada por uma mulher trans, a atriz Laverne Cox.

A história central seria a de Piper Chapman, a mocinha classe média-alta que acaba na prisão por seu envolvimento com a traficante internacional Alex Vausse. Mas a série vai muito além disso. Cada personagem e cada uma de suas vivências tem o seu momento e ganha complexidade no roteiro de Jenji Kohan. Através de uma inteligente exploração do recurso de flashbacks, a série retoma as trajetórias das personagens e revela como elas chegaram à prisão. E mesmo Chapman, que começaria como uma integrante deslocada diante da profundidade de suas colegas de prisão, acaba ganhando novos contornos ao longo de sua experiência.

Para o futuro, os fãs já têm como garantida uma terceira temporada com mais do casal Piper e Alex, menos dos personagens Larry (ex-noivo de Piper) e Pornstache, além de novas personagens e toda a diversidade que a série vem trazendo até agora. Há ainda a certeza de uma quarta temporada para 2016.

[ALERTA DE SPOILLER!!!]

Para quem está ansioso e para aqueles que ainda não se convenceram do quão genial Orange Is The New Black é, o Netflix trouxe em um dos trailers de divulgação dos novos episódios algumas lembranças das primeiras temporadas e um pouco do que os fãs podem esperar:

 

Nathália Rocha é autora deste texto e colaboradora da Revista Lampião.

Você também pode gostar de...